quarta-feira, 2 de maio de 2012

Guns And Roses - Appetite For Destruction (1987)



Lançado em 21 de julho de 1987 este é o disco de estréia do Guns And Roses. O disco se tornou o disco de estréia mais vendido da história atingindo hoje uma marca surpeendente de mais de 28 milhões de cópias vendidas, além de ser o 11º disco mais vendido nos EUA. O álbum também ficou no top 200 da Billboard alternando várias posições até ficar em 1º lugar, permanecendo em toda essa trajetória por mais de 50 semanas consecutivas nas diversas posições. Mais tarde a revista Rolling Stone apontou "Appetite For Destruction" como o 27º melhor álbum dos anos 80, e em 2003 o colocou na 61º posição na lista dos "500 Melhores Álbuns da História". 



A ilustração de Robert Williams que foi usada como capa original do disco, retratando uma mulher vítima de estupro com as calcinhas nos joelhos e seu robô estuprador, prestes a ser punido por uma máquina assassina vingadora, foi considerada obscena e depreciativa contra as mulheres e proibida nos EUA e vários outros países. A solução foi encontrada na produção de uma segunda capa onde a imagem substituta trazia um crucifixo com caricaturas de cada um dos membros da banda como se fossem caveiras, uma imagem que Axl Rose tem tatuada em seu antebraço direito. Porém, a capa original foi produzida e divulgada normalmente em alguns países, inclusive o Brasil, e em outros ela era impressa com o livreto do vinil ou o encarte do CD.



Conheci o disco através do amigo Marlon dos Reis Lopes (hoje já falecido por meio de um trágico acidente de carro e que nos deixou muitas saudades de sua presença entre nós), que dizia que este disco seria uma amostra da nova cara do rock dos anos 80, e com certeza ele estava certo. O disco é o mais pesado da banda que ainda não sofria as pressões da gravadora de forma intensa e sem nenhuma inserção de teclados, sintetizadores, ou qualquer outro tipo de recurso para suavizar seu som. O álbum soa extremamente cru, direto e recheado de solos e riffs de guitarra, além é claro da voz potente e aguda do futuro ícone do rock, Axl Rose, que mais tarde se tornou também um sex-symbol mundial. Apesar de todos os músicos serem excelentes, era inevitável enxergar a vitalidade, o desempenho e acima de tudo a criatividade nas composições e arranjos criados e produzidos pelo guitarrista Slash.



Se tornaram clássicos do grupo as canções "Welcome To The Jungle", uma canção muito forte que fala sobre a violência e o medo urbano, "Paradise City", que se tornou a música ideal para o fechamento dos shows da banda, e claro o sucesso "Sweet Child O' Mine", que é sem sombra de dúvida a música que praticamente lançou a banda ao estrelato. Mas também é impossível não se contagiar com as excelentes "Nightrain", "Rocket Queen", "It's So Easy" e "Mr. Brownstone". Contudo, ainda é inegável a força das demais canções que compõe o álbum, que construíram uma massa sonora digna de vários elogios.




O disco me marcou muito e até hoje está entre o meu top 10 pessoal, apesar de ser o 3º disco que conheci da banda. E mesmo que a banda nunca venha a retornar com esta formação original, o que foi produzido ficará para sempre em nossos, ouvidos, coração e acima de tudo em nossa mente. 



Esta postagem é em homenagem ao falecido amigo acima já citado Marlon dos Reis Lopes e a amiga Izabelle, que é uma grande fã da banda, e é claro não deixa de ser também a todos vocês que visitam o blog e me dão aquela força. Valeu, e ouçam com muito cuidado e não destruam nada(rsrsrs) !





Guns And Roses (1987)



Músicas:

1. Welcome To The Jungle
2. It's So Easy
3. Nightrain
4. Out Ta Get Me
5. Mr. Brownstone
6. Paradise City
7. My Michelle
8. Think About You
9. Sweet Child O' Mine
10. You're Crazy
11. Anything Goes
12. Rocket Queen 
















































2 comentários:

  1. Foi lançado em 1987, e não em 1997... :P

    ResponderExcluir
  2. "NOTA: Foi informado anteriormente que o lançamento do disco foi em 1997 e não 1987 que é o ano correto de lançamento, por um erro de digitação. O erro foi devidamente corrigido. E agradecemos a todos pela força e não deixem de postar seus comentários."

    Muito Obrigado!

    Ieeraldo Maia

    ResponderExcluir