sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ira! - Vivendo e Não Aprendendo (1986)



Este é um dos melhores discos já lançados no rock nacional. O Ira! é uma banda muito subestimada por muitos, mas que teve um papel importantíssimo para rock do Brasil principalmente nos anos 80. O álbum foi o mais bem sucedido do grupo até o lançamento do Acústico MTV de 2004. As vendas deste álbum ultrapassaram mais de 250 mil cópias em seu lançamento e realmente representam o que de melhor a banda produziu em sua carreira cheia de altos e baixos.


As letras e melódias dos três hinos extraídos deste álbum "Envelheço na Cidade", "Dias de Luta", "Flores em você" e a polêmica "Pobre Paulista", retratavam de forma magnífica o momento que o país vinha atravessando e no final dos anos 80 e perduraria até a primeira metade dos anos 90, relacionando o descontentamento financeiro, a discriminação e as consequências dramáticas geradas no período da ditadura militar.


O álbum soa extremamente atual até os dias de hoje em termos de melodia e harmonia, que junto com letras tratando do social se tornam uma fusão perfeita de música e responsabilidade social, ou seja, uma contra-cultura eminente.


Conheci o disco através de Aurimar Oliveira que o tocava de forma integral da primeira a última canção de forma interrupta e mostrava um empolgamento contagiante ao falar sobre o álbum. Minha identificação foi de primeira e permace totalmente inalterada até os dias atuais. Sempre ouço este álbum, que me leva toda vez a saber que música no Brasil um dia já foi tratada a sério. Ouçam e despertem o questionador dentro de todos vocês!





Ira! (1986)



Músicas:


1. Envelheço na Cidade
2. Casa de Papel
3. Dias de Luta
4. Tanto Quanto Eu
5. Vitrine Viva
6. Flores em Você
7. Quinze Anos (Vivendo e Não Aprendendo)
8. Nas Ruas
9. Gritos na Multidão
10. Pobre Paulista





























Nenhum comentário:

Postar um comentário