O Status Quo é uma banda subestimada por muitos, contudo é de importância incalculável o trabalho criado por este grupo para as raízes do Hard Rock moderno, como também para o estilo se tornar o que é nos dias de hoje.
Devido ao momento de seu surgimento ao lado de titãs como Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Uriah Heep, Grand Funk Railroad, Alice Cooper, Kiss, Queen, The Who, entre muitos outros, a banda ficou de certa forma em segundo plano. Mas esta posição em nenhum momento torna a banda menos importante ou muito menos expressiva para época. No meio de tanta coisa de qualidade em lançamento era necessário de certa forma garimpar para extrair o ouro do estilo e se deparar com esta maravilhosa banda.
Desde seu álbum de estréia em 1968 "Spare Parts", o Status Quo se mostra uma fantástica banda, mas sem dúvida foi com este "Piledriver" de 1972 e sua tour de promoção no ano de 1973, que a banda começou a ter seu devido reconhecimento por parte de público e crítica.
Com canções do porte de "Paper Plane", "Don't Waste My Time" e "A Year", o grupo se mostrou capaz de gerar e também de impor sua influência musical para todo uma geração de músicos e fãs. O trabalho nestas canções simplesmente beira a perfeição e não podem deixar de serem conferidas com bastante concentração e dedicação, fato este que sem dúvida alguma tornará o bom ouvinte de rock em fã imediato do grupo, da mesma forma que aconteceu comigo no antigo ano de 1998.
O som da banda soa como um rock básico direto e cru. O grupo é uma espécie de sinônimo de como fazer rock sobre três acordes, da mesma forma que os Ramones foram para o punk. Este álbum ao lado do sucessor "Hello" de 1973 e o moderno "In The Army Now" de 1986, são a melhor forma de conhecer a banda e sair batendo cabeça e com a filosofia de que o rock de verdade está nos anos 60 e 70. Há controvérsias sobre o assunto, mas a verdade que todos que surgiram neste período são conceituados hoje pelo ao menos como bons!
E quem duvida que se aventure por estes anos de puro rock an roll em sua pesquisa e audição. Até outra vez!
Status Quo (1973)
Músicas:
01 - Don't Waste My Time
02 - Oh Baby
03 - A Year
04 - Unspoken Words
05 - Big Fat Mama
06 - Paper Plane
07 - All The Reasons
08 - Roadhouse Blues
Extras da versão em CD:
09 - Joanne [b-side Of Caroline]
10 - Lonely Night [b-side Of Break The Rules]
Nenhum comentário:
Postar um comentário