sábado, 21 de abril de 2012

Asia - Asia (1982)


Este disco é simplesmente fantástico. Um álbum que pode até ser chamado por muitos de comerical, mas que no fundo é um álbum de rock progressivo com uma carga intensa de teclados e sintetizadores bem ao estilo anos 80. A estréia desta mega banda não poderia ter sido melhor. Formada por ex-integrantes de bandas como Yes, King Crimson, Emerson, Lke & Palmer, e The Bugles, são considerados hoje, verdadeiros dinossauros do rock clássico e progressivo.



Conheci esta pérola da música mundial através do primo e detentor de um acervo musical de dar inveja em muita gente, Aurimar Oliveira. O ano de minha descoberta foi em 1993, onze anos depois de ter sido lançado originalmente. O impacto da primeira audição na casa de Aurimar foi extremamente impactante e saí dali em busca de mais material desta excelente banda. E ao conseguir o restante da discografia, posso afirmar que não me descepcionei com nem um álbum (sim eles continuam em atividade até hoje, e tiveram uma passagem rápida pelo Brasil em 2007), e que o último lançado por eles até agora "Omega" de 2010 é fantástico e digno de elogios.



Este disco chegou ao grande público na época puxado pelas canções "Heat Of The Moment" e "Only Time Will Tell", que foram temas de vários programas e eventos esportivos no EUA, além é claro de seus clipes executadoss com frequência na MTV. Isso levou o disco ao primeiro lugar nas paradas por nove semanas e uma turnê de sucesso para a banda durando quase dois anos com todos os ingressos para as apresentações esgotados em quase todo o mundo.



Uma coisa interessante sobre a turnê foi o tecladista Geoff Downes usar no palco 17 telcados diferentes, necessitando praticamente de um palco atrás da bateria apenas para ele, que possuia escadas e tudo mais, e como se não fosse o suficiente, no final do show ainda tocava com mais um teclado estilo guitarra pendurado ao pescoço. Isso o levou a receber o título de tecladista com o maior número de teclados no palco, e essa marca não foi superada até hoje. Quem possui shows dessa época, da turnê do Japão, pode conferir isso. Abaixo postei dois vídeos dessa turnê para você que ficou com curiosidade sobre essa façanha do tecladista.

 


Além das canções já citadas podemos destacar as baladas "One Step Closer" e "Without You", que também foi excetuda com intensidade nas rádios, a empolgante "Here comes the feeling", a forte "Cutting It Fine", e as progressivas "Sole Survivor", "Time Again" e "Wildest Dreams". Em suma, todo o àlbum. 




E ao ouvir estas canções fica uma saudade muito forte daquele tempo, e como Aurimar sempre disse, que bom que não existe música nova ou música velha, existe apenas a música que não conhecemos ou não nos tocou, e a música que conhecemos e nos tocou, e essa com certeza me tocou e muito. E toda vez que desejar sentir tudo isso novamente, basta por este disco para ouvir e deixar minha mente viajar!


 


Asia (1982)


 
Músicas:

 
1. Heat Of The Moment
2. Only Time Will Tell
3. Sole Survivor
4. One Step Closer
5. Time Again
6. Wildest Dreams
7. Without You
8. Cutting It Fine
9. Here comes the feeling

















Nenhum comentário:

Postar um comentário