Apesar que o título de campeão de vendas nem sempre é sinônimo de boa música, mas devo admitir que neste caso faz o maior sentido em ser. Este é um dos álbuns mais vendidos da história da música, vendendo mais de 37 milhões de cópias em todo o mundo até hoje e que colocou o Led Zeppelin no topo do Hard Rock e como a maior banda de rock dos anos 70. O disco mudou a carreira do grupo, tranformando-o em uma entidade gigantesca da música mundial e propagador chave do rock setentista.
Este é o quarto álbum do Led Zeppelin e foi lançado em 08 de novembro de 1971, e irá fazer nada menos que 41 anos em novembro próximo. O álbum é chamado de Led Zeppelin IV, mas na verdade não possui um título oficial, já que não traz nenhuma dessas evidências na capa. O álbum também é conhecido por Four Symbols (Quatro símbolos), O Eremita, Runas e ZoSo, símbolo usado pelo guitarrista Jimmy Page. A gravadora Atlantic Records utilizava 04 símbolos diferentes para identificar os músicos e utilizou-se disso como estratégia de marketing.
Estes são os 4 símbolos que representavam os músicos
Uma tradução grotesca deste outdoor
sería "O Led Zeppelin (ou os músicos) estão Aqui!
Mais uma vez quem possuia o álbum e apresentou não só para mim, como para todos os outros do nosso grupo de amigos, foi o mais que citado aqui no blog, o amigo Zé Antônio. Me lembro que além do som, que por si só já é fantástico ao se ouvir, a capa do disco também traz vários detalhes interessantes. Apesar de ser um disco simples, ou seja, de apenas 01 disco, o formato da capa era como se o mesmo fosse de um disco duplo e permitia abrir e entender o contexto da abordagem das canções do disco. Na capa externa era possível entender que o álbum se retratava entre as diferenças do urbano e do rural, um eterno dilema dos opostos com pontos positivos e negativos em ambos.
Capa frontal do disco aberta
Já a parte interna escondia algo, um tanto assustador, isso na verdade já é uma essência natural que o próprio rock carrega em sua origem e história. A capa quando aberta mostra um montanha e um "profeta" como se estivesse deitado. Mas ao colocar a capa em formato retrato (em pé) e posicioná-la em frente a um espelho, a face duplica e temos a alusão de ver um "Cachorro com Chifres", na época foi um pouco assustador e hoje se tornou para mim uma grande sacada de marketing e uma história super interessante de contar.
Capa interna aberta no formato retrato (Em pé)
Capa interna aberta no formato retrato (Em pé) refletida no espelho
A canção mestra do álbum com certeza é "Stairway To Heaven", que está listada na posição 31º das 500 melhores músicas da história pela revista Rolling Stone. Em 2000 ficou em 3º lugar na lista das "100 melhores canções de rock" feita pelo canal de TV por assinatura, VH1. E ainda é a canção mais requisitada nas estações de rádio FM nos EUA, e seu solo de guitarra foi eleito o melhor de todos os tempos pela revista Guitar World. No Brasil a música foi tema da novela Top Model e tocada de forma intensiva por diversas orquestras nacionais, sem contar bandas covers, tributos, entre muitos outros. Vale lembrar que a história com o ocultismo sempre existiu e nunca ninguém saberá a verdade absoluta. Várias pessoas afirmam que se a canção "Stairway To Heaven" está cheia de "Backward Masking", que são mensagens ocultas que só podem ser ouvidas se rodadas ao contrário. Muitos artistas utilizam deste recursos, que podem surgir acidentalmente ou criados de forma intencional. Mas este assunto poderá quem sabe, ser assunto em uma postagem futura, por enquanto o que interessa, é que este disco como podemos ver, é completamente cheio de mistérios e clichês!
Mas esta obra não se resume a canção "Stairway To Heaven". Neste álbum também temos a desgovernada e potente "Rock And Roll", a poderosa e cadenciada "Black Dog", a bluseira e viajante "When The Levee Breaks" (uma das que mais gosto), às inspiradas nos 03 livros da saga "O Senhor dos Anéis", "The Battle Of Evermore" e "Misty Moutain Hop", e ainda as acústicas psicodélicas, "Going To California" e "Four Sticks". Como pode-se ver, não tem como excluir nem uma canção se quer desta obra prima da música mundial. E a receita fica simples, basta colocar para ouvir e entrar em transe profundo!
Led Zeppelin (1971)
Músicas:
1. Black Dog
2. Rock And Roll
3. The Battle Of Evermore
4. Stairway To Heaven
5. Misty Moutain Hop
6. Four Sticks
7. Going To California
8. When The Levee Breaks
Nenhum comentário:
Postar um comentário