domingo, 8 de abril de 2012

Foreigner - Foreigner (1977)



Estamos diante de uma banda que ficou marcada como uma "banda baladeira" e que na verdade possuia um som bem voltado ao rock progressivo. Em seu álbum homônimo de estréia o Foreigner revelaria o grande vocalista Lou Gramm e o guitarrista ex-king Crinsom Mick Jones. O álbum é um verdadeiro clássico injustiçado do rock.


A verdadeira essência do som revolucionário que a banda realizou pode ser conferida ouvindo canções como "Cold As Ice", "Starride" e na primeira balada produzida pela banda "Fool For You Anyway", que mais tarde se tornaria a direção musical adotada pela banda na década seguinte e que os levaria ao estrelato e ao grande público, atingindo a marca impressionante de mais de 50 milhões de cópias vendidas (em toda a carreira do grupo), contudo a essência encontrada neste genial álbum nunca mais veria a luz do dia novamente.


Em nenhum momento estou dizendo que os trabalhos que se sucederam da banda são ruins ou muito menos desprovidos de talento e genialidade, fato este que em postagens futuras a banda voltará a passar por aqui, mas a raiz de seu som se alterou por completo e é importantíssimo que as novas gerações tenham acesso a esta pérola marcante do rock progressivo e tenha condições de entender o início das sementes musicais que inciaram a tendência que iria predominar nos anos 80 para as bandas de rock atingirem ao grande público, que foi a composição de baladas, muitas vezes nem românticas, mas que tomaram conta das rádios e aumentou o número de ouvientes deste som em um mundo cada vez mais globalizado.


 

Foreigner (1977)


Músicas:


1. Feels Like the First Time
2. Cold As Ice
3. Starrider
4. Headknocker
5. The Damage Is Done
6. Long, Long Way From Home
7. Woman Oh Woman
8. At War With The World
9. Fool For You Anyway
10. I Need You












Nenhum comentário:

Postar um comentário