quinta-feira, 12 de abril de 2012

Grand Funk Railroad - On Time (1969)



Este álbum pertence a uma das cinco principais bandas que deram origem às raízes do Hard Rock e Heavy Metal (Black Sabbath, Led Zeppelin, Deep Purple, Uriah Heep e Grand Funk Railroad), sendo lançado em 25 de agosto de 1969 e que sem a menor dúvida, é uma das maiores estréias do rock.


Sua gravação levou apenas 03 dias sendo feito praticamente na correria, da mesma forma que o álbum debut do Black Sabbath de 1970 (inclusive na primeira turnê americana do Sabbath, foi sendo banda de abertura do Grand Funk Railroad). Como era de se esperar o álbum na época foi malhado pela crítica, que por outro lado, foi um verdadeiro sucesso nacional, onde o público os aclamou de imediato como novos heróis do rock pesado.


A banda se mostrou um power-trio cheio de energia e apresentando belas composições, tendo como figura principal o vocalista/guitarrista Mark Farner, que esteve no Brasil no início deste ano de 2012 fazendo alguns shows e executando alguns clássicos da banda. Uma curiosidade sobre a banda foi o fato de sua primeira apresentação (No Atlanta Pop Festival em 4 de julho de 1969) e sem nenhum disco lançado, ter dividindo o palco com Led Zeppelin, Johnny Winter e Janis Joplin, diante de uma audiência de mais de 180 mil pessoas!. O Resultado foi que a banda roubou a cena apesar de ter tocado de graça (rsrsrs), e iniciou o seu processo de conquista de fãns.



Uma inovação que a banda trouxe para o rock pesado foi o suingue com ritmo e qualidade, sem perder às origens no Blues e no Rock Rebeldia. O estilo da banda estaria presente e de forma influente até mesmo na chamada santíssima trindade do metal (Led, Sabbath e Purple), já que inspirou e de forma direta o guitarrista Tommy Bolin, que susbstituia o grande Ritchie Blackmore do Deep Purple, na gravação do álbum "Come Taste The Band" de 1976. Basta ouvir o disco e sentir sua influência de forma direta.


Para quem gosta de grunge, em especial o Nirvana, pode se surpreender com a canção "Anybody's Answer", que se incia de forma simples para em seguida explodir em um ritmo que se funde ao grunge e que dá a impressão de estarmos ouvindo alguma música demo ou esquecida de Kobain para a gravação de "Nevermind". Surpreendente já que foi gravada 22 anos antes!


Em "Heartbreaker"(a minha preferida), a banda faz uma viagem profunda ao estilo de rock suingado, com mudanças de ritmo constante além da grande interpretação vocal de Forner. Já a música "Are You Ready" com seu chavão, "Você está pronto!", era utilizada como música de abertura e provocava um grande estardalhaço no público presente. Vale ainda citar as poderosas "Time Machine" e "Into the Sun".



Conheci a banda por intermédio do grande já hoje, "senhor de idade", Carlos, que era o baixista da saudosa banda "Túnel do Tempo" e pai dos amigos Fred(telcadista) e Júnior(baterista), que tinha acabado de receber seu exemplar deste e de outros discos do Grand Funk Railroad, que acabei gravando e me tornando fãn eterno deste som. Não deixem de conferir e perceber a importância desta excelente banda de rock pesado!



Grand Funk Railroad ao vivo (1969)



Músicas:


1. Are You Ready
2. Anybody's Answer
3. Time Machine
4.  High on a Horse
5. T.N.U.C.
6. Into the Sun
7. Heartbreaker
8. Call Yourself A M
9. Can't Be Too Long
10. Ups And Downs











Nenhum comentário:

Postar um comentário