domingo, 29 de abril de 2012

The Beatles - Abbey Road (1969)



Esta aqui é a banda que vendeu nada menos que 1 Bilhão de discos em sua carreira, e são responsáveis hoje pelas raízes da música rock e pop mundial. Sem os The Beatles nada disso existiria.  Este disco é um dos últimos da carreira do grupo, antes de se separem em 1970 e praticamente todos terem tido carreiras solos brilhantes e expressivas, mas o incrível é que é um dos melhores lançados por eles enquanto estavam juntos. Vale lembrar e ressaltar ainda, que a discografia do grupo toda é considerada clássica e necessária na discoteca básica de qualquer pessoa amante da música independente do estilo musical.






As raízes criadas por estes rapazes de Liverpool ultrapassou as fronteiras do rock se tornando uma marca mundial não só na cultura como também na economia, na política, na religião, no consumo e em muitos outros assuntos e temas. A música pop e rock como vemos hoje se deve praticamente ao que os The Beatles construíram em sua carreira e nossa gratidão para com eles será eterna por este feito. Ao lado dos Rolling Stones criaram a essência do rock em sua grande maestria e profundidade, sendo os Beatles pelo lado mais comercial, viajante e psicodélico,  e os Stones pelo lado mais rebeldia, Hard, Blues e as ligações do rock com o Country e o Western.






A famosa fotografia da capa do álbum foi tirada do lado de fora dos estúdios Abbey Road em 8 de agosto de 1969 por Iain Macmillan. Detalhe: a ideia da foto era de Paul McCartney. Foram feitas seis fotos. Paul McCartney escolheu a que achou melhor. A foto foi objeto de rumores e teorias de que Paul estaria morto, vítima de um acidente de carro em 1966. Apesar de ter sido apenas uma brincadeira e puro marketing do grupo, a lenda ainda é assunto de alguns beatlemaníacos. Na capa do LP, os Beatles estão a atravessar a rua numa faixa de segurança a poucos metros do Estúdio Abbey Road, e ficou marcada para sempre para muitas pessoas.






O álbum foi eleito pela revista Rolling Stone como o 14º melhor de todos os tempos e está na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock And Roll Hall Fame. O disco serviu também para mostrar o talento de George Harrison como compositor em "Something" e "Here Comes the Sun", já que ele meio que vivia na sombra de John Lennon e Paul McCartney e não tinha o devido respeito por parte da crítica e até mesmo por alguns fãs da banda. Apesar de ser o penúltimo disco a ser lançado pela banda ele foi realmente o último gravado, já que existiam atritos internos quanto ao trabalho do álbum "Get Back" que mais tarde foi renomeado para "Let It Be", além é claro de uma disputa gigantesca por poderes entre os integrantes.






As canções destaques são as já citadas "Something", que é considerada uma das maiores canções românticas do século XX e "Here Comes the Sun", a forte "Come Together" que foi covernizada por inúmeros artistas da música contemporânea, a emocionante "Oh Darling!", a apoteótica trinca "Golden Slumbers", "Carry the Weight" e "The End", e a psicodélica "I want you (she so heavy)".




O disco se mostra cada vez forte com o passar do tempo, imortalizando definitivamente o trabalho da banda quanto ao conceito de revolucionários e influentes. É complicado escolher o melhor disco da banda quando todos se tornarão tão fundamentais para entender realmente o que é e como se tornou nos dias hoje a música moderna. O certo é que todos os discos gravados pela banda como vários outros solos de seus integrantes passaram por nossas postagens futuras. Por isso considerem que este é apenas o início de um longo processo de conhecimento do trabalho e importância que a música criada pelos The Beatles têm sobre nossas vidas. Fiquem com Deus!







The Beatles (1969)


Músicas:

1. Come Together
2. Something
3. Maxwell's Silver Hammer
4. Oh Darling!
5. Octopus Garden
6. I want you (she so heavy)
7. Here Comes the Sun
8. Because
9. Yuo never give me your money
10. Sun King
11. Mean mr Mustard
12. Ploytheme Pam
13. She came in through the bathroom window
14. Golden Slumbers
15. Carry the Weight
16. The End
17. Her Majesty





















Nenhum comentário:

Postar um comentário