quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ultraje A Rigor - Nós Vamos Invadir Sua Praia (1985)


Este disco, o primeiro da banda, fez grande sucesso na época de seu lançamento e se tornou seu clássico absoluto, sendo o primeiro disco de rock no Brasil  a ganhar disco de ouro e disco de platina. Apesar do disco ter saido apenas em 1985, a banda já havia lançado singles de sucesso e já estava nas paradas com diversos hits como "Inútil", "Mim Quer tocar", "Eu Me Amo" e "Rebelde Sem Causa", todos lançados entre os anos de 1983 e 1985. Mas foi com a inclusão de  todas estas canções previamente lançadas como singles e a inserção de novas composições como "Nós Vamos Invadir Sua Praia", "Marylou" e principalmente "Ciúme" em um único LP que a banda chegou ao topo das paradas de sucesso em todo o Brasil. O disco ainda foi consagrado como "O Melhor Álbum de Rock Nacional" pela revista MTV, em dezembro de 2008. Sem dúvida alguma a banda foi um marco no cenário do rock nacional, e até os dias atuais as pessoas continuam a descobrir as canções do grupo e se empolgarem com seu som, além de apreciar o quão suas letras permanecem atuais e presentes com a realidade em que vive o país.

Quando ouvimos este álbum temos a impressão de estarmos ouvindo uma coletânea da banda, pois todas as músicas são identificáveis de imediato e tem ligação direta com o sucesso alcançado pela banda em toda a sua carreira. Me lembro de ouvir este disco pela primeira vez e marcar esta capa quando tinha apenas 08 anos (parece loucura ainda me lembrar com este nível de detalhes), na casa de uma amiga de meus pais chamada Cristiane e que morava ao lado dos amigos Emerson e Everton. O local para ser mais preciso é onde hoje se encontra o prédio onde a loja Esamar está instalada em Santa Bárbara do Leste/MG, que na época possuia uma pequena casa de telha. Me recordo de ter me mudado para antiga casa de meus avós, que era próxima a casa que que estou relatando, e aos sábados ela e seus irmãos colocavam este disco para tocar e eu me sentava na calçada de casa, e de alguma forma já gostava muito do que ouvia e me identificava com som. Ainda me lembro quando menino de ver clips da banda que passavam no progama dominical da rede Globo, o "Fantástico". Quando cresci, aprendi a curtir esse som e adquiri meu exemplar em 1993, já com meus 15 anos de idade.


O disco merece todo o nosso respeito, e ainda é uma grande fonte de qualidade musical que não ficou datada no tempo, nem mesmo ultrapassada ou aintiquada de se ouvir.  O Certo é retirar as teias de aranha do som e colocar este bolação para tocar e recordar o momento em que música popular e rock and roll no Brasil praticamente eram a mesma coisa. Viva nossos verdadeiros heróis eternos da música brasileira!







Ultraje a Rigor (1985)


Músicas:


1. Nós Vamos Invadir Sua Praia
2. Rebelde Sem Causa
3. Mim Quer Tocar
4. Zoraide
5. Ciúme
6. Inútil
7. Marylou
8. Jesse Go
9. Eu Me Amo
10. Se Você Sabia
11. Independente Futebol Clube





















Nenhum comentário:

Postar um comentário