sábado, 21 de abril de 2012

Zero - Passos no Escuro (1985)


Este disco é um dos EPs mais vendidos na história da música brasileira. Contendo apenas seis faixas, o disco atingiu o número expressivo de mais de 200 mil cópias vendidas e colocou a banda no cenário rock pop nacional na segunda metada dos anos 80.


O álbum foi puxado pelas execuções radiofônicas da canções "Agora Eu Sei"(seu grande hit), com a participação especial de Paulo Ricardo do RPM, e "Formosa" que possui uma introdução musical que lembra muito o estilo do Pink Floyd.


A letra da canção "Agora Eu Sei" deu chance para diversas interpretações, como a de questionar a religião, ou mesmo o poder do ser humano de amar o próximo, e até mesmo sobre o sentido da inveja. Contudo, a mídia conduziu a letra apenas para um relacionamento ligado ao estragos causados pela traição no amor, que de certa forma se encaixa perfeitamente também com a letra. Cabe a você decidir e olhar para seu interior e tentar ver de que forma a letra de toca. A letra em questão é a seguinte:



"Há muito tempo eu ouvi dizer / Que um homem vinha pra nos mostrar / Que todo o mundo é bom / E que ninguém é tão ruim / O tempo voa e agora eu sei / Que só quiseram me enganar / Tem gente boa que me fez sofrer / Tem gente boa que me faz chorar, me faz chorar / Agora eu sei e posso te contar, posso te contar / Não acredite se ouvir também / Que alguém te ama e sem você / Não consegue viver, não consegue viver / Quem vive, mente / Mesmo sem querer, mesmo sem querer / E fere o outro, não pelo prazer / Mas pela evidente razão, sobreviver / Não é possível mais ignorar / Que quem me ama me faz mal demais / Mas ainda é cedo pra saber / Se isso é ruim ou se é muito bom / ...Só pensa no bem, só pensa no bem / Que você pode fazer a quem / Tiver a chance de te possuir, de te possuir / Mal sabe ele como é triste ter, como é triste ter / Amor demais e nada receber / Que possa compensar o que isso traz de dor / O que isso traz de dor / O que isso traz de dor / Por tudo o que isso traz de dor."



O disco é completamente desconhecido do grande público apesar de ter vendido muito, mas merece pertencer ao acervo de qualquer pessoa que viveu nos anos 80 e a todos aqueles que desejam ouvir um som bem elaborado com letras inteligentes e de duplo sentido sem conter apelação. Nos dias de hoje, o disco é muito mais do que indicado e nos conforta saber que podemos buscar em nossos baús o remédio para os nosos ouvidos cansados d ouvir tanta música apelativa nas mídias diversas como rádio, TV e internet.


Pelo ao menos a internet possui uma característica que a diferencia. Na rádio e na TV tentam te influenciar a criar os hits de hoje, e na maioria das vezes conseguem. Contudo, na internet você tem o poder de escolha e determina uma nova direção para as coisas, e a escolha de visitar este blog não deixa de ser uma resposta. Torno agradecer a todos pelo número de acessos do blog que começou sutil e apesar de hoje ainda não é hora ainda de mostrar o número de acessos, só posso dizer que já é 50 vezes do esperado. Muito obrigado a todos! Em breve mais postagens, que Deus abençoe a todos.



Zero (1985)


Músicas:

1. Cada Fio um Sonho
2. Agora Eu Sei
3. Formosa
4. Os Olhos Falam
5. Passos no Escuro
6. Quero Te Contar







Nenhum comentário:

Postar um comentário