terça-feira, 10 de abril de 2012

Michael Schenker - The Michael Schenker Group (1980)


Este disco pertence a um dos meus heróis da guitarra, Michael Schenker. O guitarrista é considerado na opinião de muitos críticos como o primeiro guitarrista a acrascentar solos rápidos e virtuosos ao Hard Rock e Heavy Metal. Além disso foi um brilhante músico pelas bandas que passou ates de formar seu prórpio grupo como Scorpions e o UFO, sendo responsável pela composição do maior clássico banda, o inesquecível "Phenomenon" de 1974.

Sem dúvida alguma na carreira deste guitarrista, este primeiro álbum de seu grupo é a maior das estrelas, sendo referenciado como um dos 50 discos mais importantes do rock para Yngwie Malmsteen, por exemplo. E ao ouvir o disco realmente não tem como contestar. Contudo, apesar do álbum ser brilhante, ainda é de certa forma um pouco desconhecido do grande público, sendo  este o grande motivo para mim estar publicando um release deste álbum de forma tão prematura.


Na época sua banda contava além dele na guitarra, com Gary Barden (vocais), Mo Foster (baixo), Simon Philips (bateria) e Don Airey (teclados). Um time para ninguém botar defeito e que contribuiram muito na composição do álbum. Após o lançamento deste disco o músico trocou seu nome para apenas MSG (que quer dizer Michael Schenker Group). Isso seria de certa forma para valorizar os músicos que o acompanhavam, além deste novo nome soar como uma banda e não como carreira solo do guitarrista (modesto de sua parte).


Este guitarrista alemão sem dúvida gravou um disco forte e expressivo que variou muito na personalidade das canções que o compõe. A abertura com "Armed And Ready" é um Hard Rock eletrizante, já "Cry For The Nations (um de seus maiores clássicos) inica um pouco alegre dando a intenção de uma balada para depois se tornar uma música metal avassaladora. A explosão rock continua em "Victim Of Illusion", para em seguida dar acesso a música que com certeza inpirou Yngwie Malmsteen & Cia, a técnica e melódia "Bijou Pleasurette". Outra canção que não pode deixar de ser mencionada é "Feels Like A Good Thing", um som muito empolgante que em muitos momentos parece ter inspirado o cantor brasileiro Lobão para compor uma de suas músicas mais importante "Vida Bandida". Mas a música que mais me dá vontade de sair agitando é a instrumental "Into The Arena" com seus riffs e solos perfeitos. O restante do álbum também é muito marcante, mas apenas dá continuidade ao trabalho, não se fazendo necessidade de mais comentários.


E para você que acha que os alemães não possuem rock na veia, este disco é uma séria oportunidade de mudar sua opinião e se tornar o mais novo seguidor de Michael Schenker e sua troupe. Boa audição!


Músicas:

1. Armed And Ready
2. Cry For The Nations
3. Victim Of Illusion
4. Bijou Pleasurette
5. Feels Like A Good Thing
6. Into The Arena
7. Looking Out From Nowhere
8. Tales Of Mystery
9. Lost Horizons










Nenhum comentário:

Postar um comentário