Sem Ozzy Osbourne, mas com a conhecida garra de sempre, O Heaven And Hell de Tony Iommi (guitarra), Gezzer Butler (baixo), Vinny Appice (bateria) e o lendário Ronnie James Dio (vocal), repercute em "The Devil You Now" a mesma pauleira raivosa que transformou o grupo Black Sabbath numa das mairores expressões do Heavy Metal dos anos 70, 80, 90 e 2000.
Quem diria que o quarteto Iommi, Butler, Dio & Appice estaria em pleno ano de 2009 lançando um material dessa qualidade! A vitalidade dos músicos é digna de nota, principalmente se levarmos em conta que todos já possuiam mais de 60 anos ao compor as canções deste álbum. Para ser sincero, não esperava nada menos que um grande álbum de Heavy Metal e estes "senhores" conseguiram superar minhas expectativas. Com uma sonoridade mais pesada, Tony Iommi continua a mostrar grandes idéias na composição de riff’s pesados muito bem conjugados com a excelente voz de Dio.
Para quem não sabe, o Heaven And Hell foi a "nova" banda formada pelos membros dos Black Sabbath do álbum "Mob Rules", famoso clássico da banda britânica. Na verdade o público considera este álbum como uma continuidade ao trabalho iniciado em "Dehumanizer" de 1992. O nome do disco, segundo Geezer Butler em entrevistas, é uma brincadeira com a mudança do nome da banda. Todo mundo sabe que é o Black Sabbath, mas com outro nome... Por isso continuam como o mesmo demônio que você conhece (The Devil You Know).
Os destaques desta obra são: a música de trabalho e segundo Dio, a mais brilhante, "Bible Black", a arrastada e futura clássica "Atom & Evil", a pesadíssima e macabra "Follow the Tears", a intensa e cheia de mudanças de tempo "Rock and Roll Angel", e a tensa "Breaking Into Heaven", só pra não citar o disco todo!
Eu os vi juntamente com os amigos Clinger, Clinton, Júnior, Neto, Leandro e muitos outros, na tour deste magnífico álbum, em 10 de maio de 2009, no Chevrolet Hall em Belo Horizonte/MG e foi uma verdadeira aula de Heavy Metal. Mas as interpretações e as linhas vocais de Dio, e o som puro e pesado que saia da guitarra de Iommi ficarão marcados para sempre em minha memória.
A banda tinha tudo para seguir em frente se não fosse a morte prematura de Dio (67 anos), diagnosticado tardiamente com câncer no estômago, vindo a falecer em 16 de maio de 2010, domingo, às 07:45 da manhã, deixando o mundo do metal abalado e completamente triste.O álbum após este acontecimento, definitivamente se tornou hoje um ítem obrigatório para coleção, visto que foi o último álbum de estúdio de Dio antes de falecer, encerrando a banda. Triste más real!
O jeito é colocar este som para tocar e compartilhar com todos a grandiosidade deste disco que com certeza não se desgastará com o tempo e nem mesmo com os modismos que a música têm tendência a gerar. Vida longa ao Rock And Roll.
Heaven And Hell (2009)
Músicas:
1. Atom & Evil
2. Fear
3. Bible Black
4. Double The Pain
5. Rock And Roll Angel
6. The Turn Of The Screw
7. Eating The Cannibals
8. Follow The Tears
9. Neverwhere
10. Breaking Into Heaven
Até hj não acredito q esse Mr. Tony Iommi criou riffs, tão mais pesados q muita banda de metal em pleno anos 2000. E o q falar de DIO, fantástico, assim como Gezzer, e um dos bateras mais originais q eu ja vi, Vinnie Appice. Album histórico. Vlw
ResponderExcluirSem dúvida alguma Tony Iommi é o rei dos riffs mesmo. Valeu pela força e em breve vários outros álbuns deste grande guitarrista!
ResponderExcluir