Este é o 4º álbum da banda gaúcha e que também recebeu o nome homônimo do grupo, como o primeiro lançado pela banda em 1987 que continha o sucesso "Camila, Camila". Um fato interessante é que "O Nenhum de Nós" foi quase que praticamente a última banda a conseguir aproveitar o final da forte onda do rock nacional anos 80 no Brasil. Este trabalho representa sua maturidade músical, com Thedy Corrêa & CIA conseguindo compor com mais profundidade, implacar sucessos e realizar homenagens a diversos artistas influentes de seu som.
As canções de destaque ficom por conta da poética "Sinais de Fumaça", e a canção com estilo Bob Dylan "Ao Meu Redor" foram as músicas de trabalho. Os covers/homenagens também não ficaram para trás com "Sangue Latino" dos Secos & Molhados e "Tente Outra Vez" de Raul Seixas. Mas a canção que retrata a vida das pessoas que vivem nas ruas, a música "Jornais", sem dúvida alguma é o ápice deste estupendo álbum do rock nacional.
O ano era grandioso para rock de forma geral, já que eventos do porte do antigo Hollywood Rock estavam presentes no Brasil e empresas como a Phillips davam sinais que iram trazer o Monsters of Rock para cá (o evento já acontecia na Europa e EUA). As rádios ainda tocavam uma grande fátia de músicas voltadas para o rock e principalmente o rock nacional.
Outro fato que ajudou ainda não só a banda, como vários outros artista do rock nacional, foi a criação das coletâneas da série "Acervo" que faziam uma retrospectiva da carreira destes grupos até então, inserindo seus maiores sucessos nestes discos. A coletánea referida aqui do Nenhum de Nós, saiu no ano posterior (1993) e conseguiu a façanha de conquistar muitos novos fãs para o grupo. Me recordo de uma amiga fãn da banda Legião Urbana, "Liliana da Dadassa", adquirir o álbum e gravar fistas K7 para todos que pertenciam ao nosso grupo de amigos. E esse único exemplar era presença garantida em quase todos os encontros da turma.
Apesar de que considero que uma coletânea de uma determinada banda, só serve mesmo para o primeiro reconhecimento, pois ao ser tocado de forma impactante pelo som é inadmissível que uma busca detalhada e a audição de cada álbum do grupo não venha a ser realizada. Mas tenho que admitir que uma coletânea é fundamental para os iniciantes cohecerem o trabalho de um determinado artista/banda, além de ter um papel fundamental na hora da banda atingir o grande público.
E esse disco aqui (não estou me referindo a coletânea), apesar de muitos acreditarem que o álbum "Cardume" de 1989 seria o mais indicado para representar o som da banda, se mostrou muito mais maduro, dosando o sucesso e letras bem elaboradas com profundidades máximas que uma banda de rock nacional necessitava para estar ao lado dos gigantes. Ouça o álbum e tire suas próprias conlcusões. Até mais!
Nenhum de Nós (1992)
Músicas:
1. Compaixão
2. Sinais De Fumaça
3. Duas Luas
4. Tudo Que Aconteceu
5. Carros
6. Dias Que Virão
7. Animais
8. Ao Meu Redor
9. Jornais
10. Dois Pedaços
11. Sangue Latino
12. Segredos
13. Tente Outra Vez
Nenhum comentário:
Postar um comentário