sexta-feira, 6 de abril de 2012

Ken Hensley - Free Spirit (1981)




Em 1980 e após o mediano álbum "Conquest", Ken Hensley abandona o Uriah Heep, e passa a dedicar seus esforços para uma carreira solo que tem sido irregular, e que dura até hoje. A verdade é que o Uriah Heep nunca mais foi o mesmo sem o seu membro fundador e principal compositor (apesar do Uriah Heep ter gravado atualmente pelo menos 02 álbuns que se tornaram possivelmente clássicos no futuro, além de outros considerados bons), por outro lado, a carreira solo de Hensley, embora sempre atraente, nunca teve a plenitude de seu material com sua antiga banda.

Dos inúmeros projetos de Ken Hensley fora Uriah Heep, "Free Spirit" de 1981 se destaca por ter uma injusta reputação ruim, mesmo com o próprio artista. E isto é certamente compreensível devido a sua sáida do Uriah Heep estar muito recente e parecer que ainda teriam muito para produzir, mas quando o álbum é analisado em sua plenitude, concluímos que este é um dos melhores álbuns que ele fez como um artista "solo", com letras profundas e arranjos muito bem elaborados que visaram agradar diversos tipos de públicos.


O álbum é geralmente catalogado como "comercial", mas isso é uma avaliação injusta e deve ser ignorada pelos fãs mais radicais de rock e suas diversas vertentes. Realmente o álbum soa um pouco "comercial" e chega até lembrar algo do Conquest. Como um álbum solo de Hensley, "Free Spirit" de 1981 é um bom trabalho, com um toque de "Disco" de forma muito sutil, bastante adequado e compreensível para a época, com um monte de músicas boas e  menos sonhadoras do que suas criações do passado, mais simples, e me atrevo a dizer que muito mais modernas. A verdade é que os tempos mudaram, e durante toda a década de 80 a presença do teclado foi crescendo de forma progressiva e ocupando seu espaço, que no final praticamente toda a cena música ficou tomada por sintetizadores e uma atmosfera dançante, isso de certa forma contaminou de uma forma geral. No entanto a grande maioria de álbuns da década de 80 são muito bons e nos proporcionaram diversos clássicos indispensáveis, que mereçem estar na prateleira de qualquer amante da música, e neste contexto complexo, este álbum com certeza é um destes clássicos.

As canções destaques ficam por conta das melancólicas "No More" e "Woman", a atemporal "Do You Feel Alright", a eletrônica "When" e a arrasa quarteirão "Brown Eyed Boy". Audição indispensável com certeza!

Musicas:


<><><><>
1.Inside the Mystery
2.New York
3.The System
4.When
5.

No More
6.Brown Eyed Boy
7.Do You Feel Alright
8.Telephone
9.Woman
10.New Routine


Ken Hensley
 
 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário