sexta-feira, 6 de abril de 2012

Dio - Lock Up the Wolves (1990)


No momento do lançamento deste álbum iniciava-se a ascenção do movimento grunge representado por diversas bandas de Seatle e que tinha como maiores expoentes o Nirvana de Kurt Kobain e o Pearl Jam, que de forma impactante ofuscou não só este trabalho como qualquer outro lançado por bandas de Heavy Metal clássico ou vertente de rock antecessor a este movimento. As gravadoras, emissoras e principlamente o novo público que se surgia, passaram pelo lançamento deste disco de forma completamente desapercebida, levando a esta formação da banda gravar apenas este extraordinário álbum.


O álbum "Holy Diver" pode ser visto pela grande maioria como o grande clássico de Dio, e "Sacred Heart" pode ser o seu maior sucesso comercial, mas com certeza "Lock Up The Wolves" é o mais subestimado. Lançado em 1990, o disco tem sido constantemente negligenciado devido à mudança dos tempos da indústria musical, apesar de ele ser um dos mais fortes lançamentos da banda até à data. O fato dos sons dos teclados terem sido empurrados para o fundo resultaram em um som mais sinistro e menos datado, quando comparado aos discos anteriores do cantor. Há também uma pegada blues sutil, além de uma notável influência de Doom Metal que podem ser observadas durante toda a execução do disco de forma mais destacada do que no passado.


É também o primeiro álbum com o baterista Simon Wright (ex- AC/DC) e o único a apresentar o baixista Teddy Cook, a lenda do teclado da banda Stratovarius, Jen Johansson, e apresentar ao mundo o genial guitarrista Rowan Robertson de apenas 18 anos de idade. Esse cara realmente escreveu alguns riffs de guitarra impressionantes e memoráveis neste álbum, para não mencionar os vários solos dramáticos e exuberantes. A melhor maneira que posso descrever o seu estilo técnico seria como uma combinação de Eddie Van Halen e Rhandy Rhodes, apresentando vários gritos de guitarra na forma de "harmônicos" e "licks" cheios de "bends", associados a uma pegada blues e de Doom Metal simultâneamente. Impressionante!


Os pontos fortes ficam com as canções "Born On The Sun", "Between Two Hearts", a incrível faixa título "Lock Up The Wolves", "Evil On Queen Street" e "My Eyes". Contudo as canções "Wild One" e "Why Are They Watching Me" trazem em sua bagagem o estilo dos álbuns antecessores além de serem também memoráveis.

 


Este álbum é altamente recomendado para os fãs de metal tradicional dos anos 80, e os fãs de Black Sabbath e Van Halen podem encontrar algumas surpresas muito agradáveis ​​em praticamente todas as faixas. Divirtam-se!

Músicas:

1. Wild One
2. Born On The Sun
3. Hey Angel
4. Between Two Hearts
5. Night Music
6. Lock Up The Wolves
7. Evil On Queen Street
8. Walk On Water
9. Twisted
10. Why Are They Watching Me
11. My Eyes

* Bonus Track da reedição de 1999

12. Hide In The Rainbow
13. Love Is All
14. Sitting In A Dream
15. Homeward
Jen Johansson, Simon Wright, Teddy Cook, Dio e Rowan Robertson


Confira algumas músicas:







Nenhum comentário:

Postar um comentário