sábado, 7 de abril de 2012

Century - And Soul It Goes (1986)



Na segunda metada da década de 80 as rádios foram invadidas por baladas que nem sempre eram com letras românticas, mas que ficaram gravadas na memória de muitos por ser um período onde de certo modo os sentimentos e interpretações sobre "romantismo' e de "conquista" eram bem diferentes dos que prevalecem atualmente, já que a chamada "música lenta" era o ponto de partida para um pequena paquera. E este disco é um dos grandes representantes desta nostalgia não só no Brasil como em todo o mundo.

Me lembro de ter apenas 08 anos de idade e minha cidade (Santa Bárbara do Leste/MG) ainda era um mero distrito da cidade de Caratinga/MG, onde os points eram o "Paralamas Dance" e o "Taperas Bar" e esse disco (sim! o disco havia chegado aqui.) era tocado intensamente e era um dos preferidos dos casais que vinham a se formar nos encontros de sábado à noite, muitos deles momentâneos e outros se tornariam no futuro duradouros.

A verdade é que de alguma forma apesar de ser um som extremamente comercial, possuia uma pegada rock onde a guitarra e o teclado prevaleciam como imperadores. A partir daí o salto para sons cada vez mais intensos e pesados foi uma questão de tempo. Mas nos dias de hoje tenho que admitir que o disco me provoca saudades e recordações mais do que possitivas de minha adolescência e me ajudou a compôr parte da trilha sonora de minha vida, e acredito eu que de muitos que viveram aquela época.

As canções ainda se apresentam muito fortes e emotivas sem e tornarem bregas mesmo para os dias atuais. Pelo menos 03 canções atingiram sucesso absoluto: "Gone With The Winner" que foi tema internacional da novela "Hipertensão" ( na época os discos de novela davam a direção do consumo musical nos lugares de pequenas aglomerações de pessoas, era o ponto de referência para os gostos musicais), a sentimental "Jane" que no final apresenta um grande solo de guitarra e a mais importante canção da banda e carro chefe do álbum "Lover Why" que também foi tema da novela Ti Ti Ti. Além de tudo isso a canção se tornou a número 1 na França e Alemanha.

Muitos podem estranhar a inclusão e indicação deste disco no blog por pura ignorância ou por radicalismo, mas a verdade é que o disco representa um momento onde este "estilo" de música pop & rock predominou, deixando muita saudade em todos que conhecem o feito deste álbum. E se você era novo o bastante na época ou até mesmo não era nascido na data do lançamento desta pérola, não deixe de conferir, pois você poderá se surpreender e muito com o que este disco têm a mostrar!


Músicas:

1. Pay As You Hurt
2. Lover Why
3. Nigel Understands
4. On A Landslide
5. Jane
6. The Day The Water Dried
7. Gone With The Winner
8. Self Destruction
9. Fly Me To The Ground



 


Banda Century (1986)








Nenhum comentário:

Postar um comentário