sexta-feira, 13 de abril de 2012

Lynyrd Skynyrd - Pronounced Leh-nerd Skin-nerd (1973)


O Lynyrd Skynyrd é uma banda do chamado Southern Rock, que também influenciou de forma muito sutil outros gêneros como o Hard Rock e o Blues-Rock. O disco foi lançando em 13 de agosto de 1973 e trazia algumas das canções mais importantes da carreira do grupo como "Tuesday's Gone", "Simple man" e "Free Bird".  O álbum foi eleito pela revista Rolling Stone em 2003 como um dos "500 melhores discos de todos os tempos", ocupando a posição de número 401º, além de também estar na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall Fame.

Conheci a banda através do amigo Clinger, já citado em posts anteriores, em um de seus momentos mais "light" sobre o rock. Me surpreendi de imediato ao ouvir o disco pela tamanha beleza das canções, que de cara já soaram para mim, muito melodiosas e com uma pegada rock inconfundível com pitadas de country music. Vale lembar que a banda também se apresentou no ano passado no festival de música SWU, na cidadade de Paulínia/SP, e encantou a todos os presentes. Para quem não foi possível ir ao evento teve a oportunidade de assistir (como eu) a apresentação sendo transmitida de forma simultânea pelo canal Multishow.

Os principais sucessos do disco também foram utilizados em filmes voltados ao rock como o fantástico "Quase Famosos" (música "Simple Man") de 2000 dirigido pelo renomado Cameron Crowe, e "Free Brird" de "Rejeitados pelo diabo" de 2000, dirigido por ninguém menos que Robbie Zombie, além de suas músicas serem covernizadas por bandas de metal como o Metallica em seu álbum "Garage Inc", a canção "Tuesday's Gone" (abaixo o clip com este cover).

Além daquilo que foi dito dos clássicos seria uma falta grave minha não tecer comentários para os fãns de carteirinha que as músicas "I ain't the one", que abre esse discaço, e acústica emocionante "Mississippi Kid", são pérolas inesploradas da banda e que merecem ser reconhecidas por todos.

Passando por diversas audições, clichês do tempo e de diversas modificações dos estilos e tendências nestas últimas quatro décadas de música, onde muitas vezes os críticos se confudem e se desentendem sobre o que é rock e o que é pop music, este disco continua sendo aclamado, ouvido e merecedor de todos os aplausos sem necessitar ser catalogado em um únco estilo. Vítória da banda, do disco e sem dúvida vítoria nossa. Parabéns aos artistas que não ficam rótulados e sua música chega a diferentes personalidades, mas sem se vender. Vou terminando, pois isso tudo me deu uma vontade de ouvir este álbum agora mesmo. Valeu galera pela força!



Lynyrd Skynyrd (1973)

 
Músicas:

1. I ain't the one
2. Tuesday's Gone
3. Gimme 3 steps
4. Simple man
5. Things goin' on
6. Mississippi Kid
7. Poison Whiskey
8. Free Bird














Nenhum comentário:

Postar um comentário