sexta-feira, 20 de abril de 2012

Kid Abelha & Os Abóboras Selvagem - Seu Espião (1984)



Este é um dos melhores discos do rock nacional. Das dez faixas que compõe o álbum, nove tocaram nás rádios e pelo ao menos sete se tornaram clássicos absolutos da MPB. A canção "Como Eu Quero" foi primeiro lugar absoluto numa lista de 100 sucessos nas rádios do Brasil todo no ano de 1984. A canção "Fixação" foi sem sombra de dúvida o hino do LP Rock In Rio nacional, sem contar que "Pintura Íntima" até hoje é a música mais cantada nos karaokes/videokes.


O disco marcava presença em todas as noites de sábado e domingo no antigo "Paralamas Music", sendo um dos mais pedidos e que quando era colocado para executar, ia da primeira à ultima música de forma interrupta e todos (todos mesmo) gostavam, era uma coisa realmente incrível o impacto que ele causava na "pista de dança".



O disco foi produzido pelo mago da produção do rock nacional, Liminha. Apesar de ser um mago,  incrível foi que se não fosse a insistência de Paula Toller e Leoni a canção "Como Eu quero", não teria entrado no álbum, porque Liminha acreditava que balada na época não ia colar e que o mercado não iria absorver. Nem imagina ele que no ano seguinte (1985) até o início deos anos 90 seria o estilo que iria predominar nas rádios e na escolha do público.



Todas as canções soam melosas e maravilhosas, e mostram todo o potencial de composição de Leoni e Paula Toller, que eram namorados na época.  Tendo como temas o romantismo ingênuo, adolescência, rebeldia, monotonia do mundo adulto, o disco implacou e faz parte da vida de muita gente que viveu essa época (inclusive eu!). No lançamento do disco eu era muito novo, contudo, me lembro que no ano de 1992 essas músicas ainda ecoavam e eram tocadas de forma rotineira pelas pessoas e foi ai que conheci esta pérola com total plenitude e julgamento, apesar de me recordar de ouvi-las mesmo como criança.



As canções dispensam qualquer tipo de análise ou adjetivo pelo simples fato de serem de uma audição muito simples, direta e  emocionante, apresentando letras e arranjos acesssíveis a todos os públicos e gostos. E fala a verdade, a música nacional tinha muito a oferecer, e este tom de saudosismo é cada vez mais forte dentro de mim, por me inconformar com a atual cena musical brasileira. Sei que o que vou dizer já é mais que manjado... mas a juventude de hoje nunca mais deverá viver os tempos de glória que foi esse tempo bom da musica brasileira (pelo ao menos até que se toque), que até o que era comercial era muito gostoso de se ouvir na rádio ou em locais públicos!



Kid Abelha (1984)



Kid Abelha (Anos 2000)


Músicas:

1. Seu Espião
2. Nada Tanto Assim
3. Alice
4. Hoje eu Não Vou
5. Fixação
6. Como eu Quero
7. Ele Quer Me Conquistar
8. Porque Não Eu
9. Homem Com Uma Missão
10. Pintura Íntima










Nenhum comentário:

Postar um comentário