quinta-feira, 19 de abril de 2012

Bon Jovi - Slippery When Wet (1986)



Por mais que alguns fãs mais radicais do rock considerem a banda Bon Jovi, e principalmente seu vocalista John Bon Jovi (John Francis Bongiovi), um tremendo de um "poser" do Hard Rock, é inegável a importância desta banda no cenário Pop e Hard Rock mundial. Independente do gosto de qualquer um, o Bon Jovi foi e ainda é até certo ponto, umas das mairores bandas de Hard Rock do mundo e responsável por conseguir colocar o rock "pesado" nas FMs do mundo inteiro, fato este que abriu mercados para o estilo de forma quase que inacreditável. Outro fator mais que importante alcançado com esta banda foi o de conseguir iniciar o processo de tornar o Heavy Metal um gênero mais acessível às mulheres, mostrando que elas também poderiam gostar do gênero.


Este álbum, Slippery When Wet (1986) é um dos que mais gosto, pois acredito que é impecável do começo ao fim, já que possui várias canções empolgantes e lindas baladas. A banda já estava fazendo um sucesso considerado, mas foi justamente com o lançamento deste disco que a banda alcançou o ápice de sua popularidade e vendagem. O álbum já vendeu mais de 28 milhões de cópias e continua vendendo até os dias atuais. Está também na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall Fame. O disco também permaneceu por mais de quinze semanas nas paradas de sucesso, ficando no Top 200 da parada da Bilboard.






Talvez alguns estejam estranhando a capa do álbum mostrada acima, mas esta seria a capa que a banda planejou lançar e que foi proibida na época pela censura por julgá-la inadequada e erótica demais. A banda julgava esta capa apenas um pouco ousada, se pensarmos que hoje palavrões estão nas letras das principais músicas tocadas na rádio e que a vulgaridade do corpo está sendo explorada com exagero pelos "artistas/bandas", essa capa não passaria hoje de uma brincadeira. Contudo, a banda conseguiu lançar uma capa menos ousada baseada na original em alguns países, mas em outros não teve jeito e a capa ficou extremamente simplória como vocês podem ver abaixo:





O cantor John Bon Jovi também se tornou um sex-symbol na época perante as mulheres e sua imagem foi explorada ao extremo, e posso afirmar hoje que se não fosse o seu talento e a profundidade das canções compostas com o guitarrista Richie Sambora, poderiam ter levado ao desgaste extremo, de certa forma natural quando um artista é jovem demais. Ao vermos que a banda continua gravando até os dias atuais e com grande qualidade ainda, sendo sucesso de crítica e público, concluímos que o músico atravessou de forma satisfatória essa alta veiculação de sua imagem e até conseguiu ser reconhecido por seu talento musical.





John Bon Jovi (1986)




As canções do álbum são realmente as melhores que o grupo gravou e compôs. A Abertura com "Let it Rock" (a que mais gosto), é um rockão pra ninguém botar defeito uma introdução meio Deep Purple e com um riff de guitarra muito marcante. Na sequência a radiofônica romântica "You Give Love a Bad Name", traz um show de interpretação e musicalidade. Após, conferimos o maior hit da banda "Livin On Prayer", que trata em sua letra sobre o problema do desemprego. A canção mostra uma guitarra pontente com a utilização do tolkbox, um recurso que permite o guitarrista usar a boca para modular o som, que foi um efeito muito explorado pelo guitarrista Peter Frampton. Já a canção "Social Desease" mostra o lado mais pervertido e ousado da banda, com uma introdução que simula até um ato sexual, que foi uma forma de cutucar a censura. A canção "Wanted Dead Or Alive", apresenta um estilo Country/Southern Rock, com uma introdução e solo fantásticos. Uma curiosidade sobre esta canção foi o fato de após os atentados de 11 de setembro o presidente dos EUA George W. Bush a utilizá-la em seu discurso para transmitir o desejo dos americanos após o ocorrido, sua frase foi simples e direta, "... Quero Osama Bin Laden vivo ou morto, ou seja, "Wanted Dead Or Alive". Os desavisados podem se surpreender com os riffs e arranjos de "Raise Your Hands", que se mostra um belo Hard Rock. A balada "Without Love" apresenta uma melodia simples, mas que funciona muito bem. A euforia e agito retornam em "I'd Die For You", e que consegue empolgar muito. Na sequência conferimos uma das maiores baladas compostas pela banda em toda a sua carreira, a bela e magistral "Never Say Goodbye" (quem não conhece?), que traz em sua letra uma reflexão sobre a virgindade e foi sucesso mundial certeiro, inclusive no Brasil sendo tema da novela Mandala. O ciclo de grandes canções fecham com a excelente "Wild In The Streets".



Este álbum recebeu uma versão de aniversário em 2005, contendo um segundo disco remixado em surround sound 5.1 e trazendo ainda cinco videoclips sensaionais. Fica aí uma dica de recordação para quem conhece, e quem sabe até se entusiasmar novamente por ouvir esta pérola da música, e para quem ainda não conhece, se surprender com a riqueza de detalhes das canções e pensar seriamente porque ainda não conhecia isso tudo!





Bon Jovi (1986)



Músicas:

1. Let It Rock
2. You Give Love a Bad Name
3. Livin' on a Prayer
4. Social Disease
5. Wanted Dead or Alive
6. Raise Your Hands
7. Without Love
8. I'd Die for You
9. Never Say Goodbye
10. Wild in the Streets















Nenhum comentário:

Postar um comentário