quarta-feira, 18 de abril de 2012

The Shadows - Good Vibrations (1998)



Dando continuidade ao pedido do amigo e primo Rivadávia de Oliveira Filho (Davinho), venho postar mais uma vez uma das antigas na forma de coletânea. Desta vez o grupo escolhido foi o The Shadows, que fez grande sucesso no início dos anos 60 e que foi para Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, uma de suas maiores influências musicais. O líder do The Shadows é o grande guitarrista Hank Marvin, que possui um visual meio nerd, e que junto com os já citados em postagens anteriores, Dick Dale e Santo & Johnny, foram estrelas absolutas do rock instrumental e sem a utilização de "distorção" na guitarra.



Outros artistas que foram influenciados pela música feita pelo grupo e que já admitiram a sua devida importância para a formação de seu som e até mesmo sua maneira de tocar foram ninguém menos que: Eric Clapton, David Gilmour, Ritchie Balckmore, o já citado Tony Iommi, além do maior guitarrista de todos os tempos, Jimi Hendrix.



Como já disse anteriormente em outras postagens, o rock instrumental foi pouco divulgado ao grande público, apesar de mesmo assim ter atingido algum sucesso durante um período. Contudo, mesmo assim se tornou mais uma coisa para os músicos. Este estilo também foi muito utilizado em filmes, séries e programas de TV. As duas canções mais conhecidas do grupo são: a tribal e viajante "Apache" e a Western "Geronimo. Um fato interessante, foi que durante a turnê de promoção do álbum The Headless Cross do Black Sabbath lançado em 1989, a música "Apache" era o solo que o guitarrista Tony Iommi executava em sua Jam, segundo o guitarrista era uma forma de homenagear seu ídolo. Abaixo postei vídeos contendo está apresentação.



Como podemos perceber, a coletânea Good Vibrations, apesar de ter sido lançada em 1998, tem em sua grande maioria músicas gravadas nas décadas de 50,60 e 70, e contém também alguns hits mais recentes. Sem dúvida estes discos merece ser ouvidos e ter seu devido reconhecimento de crítica e público. O The Shadows representam um passado brilhante da música mundial que não pode ficar congelado no tempo. E para que isso não aconteça só depende de nós!



Deixe de ser radical, ou até mesmo preconceituoso com o que é "antigo", e abra seus horizontes musicais para uma nova direção, e perceba o quão o The Shadows faz parte da história da música mundial e talvez à partir deste momento também passe a fazer parte da trilha sonora da sua vida!



The Shadows (1962)



Músicas:

DISCO 01
1. Dance On
2. Atlantis
3. The Bandit
4. Guitar Tango
5. Superstar
6. 36-24-36
7. Stardust
8. Foot Tapper
9. Kon-Tiki
10. God Only Knows
11. Peace Pipe
12. Trains & Boats & Planes
13. Honky Tonk Woman
14. Bo Diddley
15. Apache
16. F.B.I

DISCO 02
1. Theme From The Deer Hunter (Cavatina)
2. Something
3. Man Of Mystery
4. Geronimo
5. Classical Gas
6. Midnight
7. Parisienne Walkways
8. Don't Make My Baby Blue
9. What A Lovely Tune
10. Don't Cry For Me Argentina
11. Frightened City
12. South Of The Border
13. The Most Beautiful Girl
14. Baker Street
15. Rodrigo's Guitar Concerto De Aranjuez
16. Bright Eyes


DISCO 03
1. The Rise And Fall Of Flingel Bunt
2. Shindig
3. Wonderful Land
4. Good Vibrations
5. Mary Anne
6. Perfidia
7. Shazam
8. The Breeze And I
9. Midnight Cowboy
10. Goodbye Yellow Brick Road
11. Rumble
12. Walk Don't Run
13. The Savage
14. Black Is Black
15. Riders In The Sky
16. Slaughter On 10th Avenue























Nenhum comentário:

Postar um comentário